quarta-feira, 29 de maio de 2013

A valise de palavras



Gosto mais de viajar por palavras do que de trem - Manoel de Barros


Desci na estação de trem e quando dei por mim percebi que havia esquecido minha valise de palavras dentro do trem e que este partira há uma hora. Voltei correndo tentando rastrear nos trilhos o cheiro das minhas palavras. Na estação quis perguntar a um funcionário sobre o trem, mas não consegui dizer nenhuma palavra. Abria a boca, mas os sons não saíam. Peguei uma caneta e um bloco de rascunho e tentei escrever, mas também as palavras não vinham. Era um estranho embaçamento nas ideias e no sentido. Estava mesmo fora de mim. Era como se estivesse numa espécie de limbo; zona fronteiriça entre o pensamento e a vida por dizer. Eu que achei que sempre tinha tanto a dizer agora me encontrava num deserto árido e sem destino. O trem levara não só minhas palavras, mas toda a possibilidade de ser. De estar-aí-no-mundo. 
Desassossegado, percebi que sem as palavras eu me tornara frágil como um 'cão sem plumas'. Tentei uma interjeição, um grito, um 'ai', mas nada adiantava. Algumas pessoas chegavam perto de mim e pensavam que eu havia enlouquecido. Ao verem aquela cena de um homem que abria e fechava a boca desesperadamente, uns riam com escárnio enquanto outros fugiam apavorados. Eu me esforçava guturalmente. Meus lábios se mexiam, mas a voz continuava turva como quem perde repentinamente a visão com a areia que se levanta abruptamente na ventania de uma praia. 

Foi quando surgiu uma criança. Não devia ter mais do que seis anos e, vendo minha aflição, começou a me emprestar algumas palavras que não existiam. Foi assim, através da rica imaginação de uma criança, que reinventei as palavras e a vida. Afinal, as crianças não nos ensinam sobre a vida todos os dias e como sair dos trilhos? Nós é que, tristemente, as colocamos na indefectível linha reta das nossas pesadas e arcaicas valises

Nenhum comentário: