sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

VEREDAS: TRANSMISSÃO EM PSICANÁLISE Seminário: Os quatro conceitos fundamentas da psicanálise e o mal-estar



Resultado de imagem para nó borromeano

VEREDAS: TRANSMISSÃO EM PSICANÁLISE
Seminário: Os quatro conceitos fundamentas da psicanálise e o mal-estar: Início 14 de março.
Carlos Eduardo Leal

UMA NOTA SOBRE O SEMINÁRIO

Embora o seminário tenha por base o Livro 11 de Lacan, os que vão acompanhar o curso deste ensino podem perceber que não me fio apenas no referido seminário Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, mas no retorno a Freud que o próprio Lacan fez. Os termos dos quatro conceitos, 'inconsciente, repetição, transferência e pulsão' são termos freudianos que Jacques Lacan fez ressoar em vários momentos de seu ensino e em alguns escritos.
Já o Mal-Estar é o enodamento com a clínica que ao longo do seminário pretenderemos faz tecer a trama dos impasses e desassossegos. A convocação ao desejo de que alguns (já há inscritos) apresentem fragmentos clínicos para discussão.
Assim penso estruturar a consistência entre teoria e clínica para fazer ratear ali onde o ensino insiste.
Se "nada funciona, portanto, senão pelo equívoco significante (...), concluamos que há mal-entendido (maldonne) em algum lugar."
Jacques Lacan, O Aturdito, in, Outros Escritos
"Porque o poeta produz-se por ser devorado pelos versos/vermes (vers) que encontram entre si o seu arranjo, sem se incomodar, isso é patente, se o poeta sabe disso ou não."
"Que o sujeito não seja aquele que sabe o que diz, quando efetivamente alguma coisa é dita pela palavra que lhe falta (...) é o que Freud chama de inconsciente."
"A linguagem é a condição do inconsciente."
Jacques Lacan , Radiofonia, in, Outros Escritos
"Chamo de sintoma aquilo que vem do real" J. Lacan, A Terceira.

"A passagem de psicanalisante a psicanalista tem uma porta cuja dobradiça é o resto que constitui a divisão entre eles, porque essa divisão não é outra senão a do sujeito, da qual esse resto é a causa."
Jacques Lacan, Proposição de 09 de outubro de 1967

Nenhum comentário: